Nos dias atuais, é praticamente impossível conhecer alguém que não gere dados. Os dados são gerados a todo o momento. Sejam eles profissionais ou pessoais, muitos dados podem ter um grau de importância muito elevado para sua empresa ou para sua vida. São dados que as vezes fazem parte de um trabalho importante ou recordações de um momento importante como fotos e vídeos. Infelizmente a maioria dos usuários só dá importância para esses dados quando perdem. Muitas vezes isso ocorre por acidentes com seus dispositivos eletrônicos como computadores ou celulares. Nos dias atuais temos diversos recursos tecnológicos para evitar que isso ocorra. Na Apple, existem recursos que facilitam seu dia a dia, fazendo backups automáticos, assim evitando com que você perca tempo com essas tarefas.

Zelar pelos seus dados é extremamente importante, pois você não quer perder aquele seu trabalho importante, ou suas fotos de uma viagem inesquecível, não é mesmo?

O backup nada mais é de que uma cópia de segurança da sua informação. Todo e qualquer dispositivo eletrônico um dia irá parar de funcionar. Computadores, celulares não duram para sempre e estão sujeito a acidentes. Celulares são dispositivos que estão conosco o tempo todo e estão sujeitos a quedas, danos por líquido, etc. Muitas vezes os computadores também são usados por várias horas de nosso dia e podem sofrer com acidentes também. Nenhum desses dispositivos, mesmo que não sofram algum acidente, estão livres de ocorrerem falhas em seus componentes. É nessas horas que geralmente as pessoas se preocupam com a informação que está dentro do equipamento. Quando seu celular ou computador não liga ou não inicializa mais, geralmente bate aquele desespero com as informações importantes que temos dentro desses nossos dispositivos.

Por essas questões é que manter um backup desses dados é bem importante. Pois se mantivermos uma cópia dessa informação, se algo acontecer com os dispositivos, a informação estará salva e você poderá acessar seus dados novamente, mesmo que para isso tenha que consertar ou até mesmo adquirir um novo dispositivo. O backup pode ser feito em um dispositivo físico ou na nuvem. A tão falada nuvem hoje em dia é a grande bola da vez pela facilidade que isso traz, com sistemas automáticos. A Apple oferece o iCloud, que pode fazer backups automáticos de iPhone e iPads e também sincroniza arquivos e fotos em computadores Apple. Os dados salvos nos servidores na Apple ficam criptografados, ou seja, somente você com sua senha poderá acessá-los. Há outras empresas que fornecem nuvens para guardar arquivos, mas se você é usuário Apple, recomendo utilizar a nuvem da Apple que irá lhe facilitar a vida, pois o salvamento e sincronização serão automáticos entre seus dispositivos. A Apple fornece 5GB de iCloud gratuitamente, mas normalmente, isso não é suficiente para a maioria das pessoas, pois geramos dados constantemente e geralmente ultrapassam essa quantidade. Devido a isso, a recomendação é um upgrade na sua assinatura do iCloud, que varia entre 50GB até 2TB de armazenamento. Se você é usuário de iPhone e MacBook vale muito a pena realizar essa assinatura, pois lhe proporcionará guardar seus dados com segurança e caso algo aconteça com seus dispositivos, você evitará a perda de dados.

Para usuários de computadores da Apple, a nuvem iCloud permite sincronizar arquivos da Mesa e da pasta documentos, mas ele não permite o backup completo do equipamento por exemplo. Para quem quer o backup total de seus computadores, o recomendado é utilizar o TimeMachine que é um recurso do sistema macOS que permite o salvamento total do seu computador em um disco externo. Para quem possui o AirPort TimeCapsule esse backup é feito de forma automática, apenas com uma configuração inicial.

Se você nunca fez backup ou tem dúvidas sobre essas questões, recomendo ficar atento para evitar situações de perda de dados. É muito importante termos essa cópia de segurança de nossos dados, assim evitando dores de cabeça. Se você tem dúvidas ou precisa de auxílio com configurações, ajustes, agende uma consultoria técnica Apple com a iSetup para que você fique tranquilo.

Share this post

Leia também

12 DE MARçO DE 2021

Sincronicidade entre dispositivos

Geralmente quem é usuário Apple acaba tendo mais de um produto. Se você é uma dessas pessoas, recomendo fortemente a leitura desse artigo. Algo muito legal nos dispositivos...

Leia mais...

12 DE MARçO DE 2021

A importância da manutenção preventiva

A maioria dos usuários Apple acabam esquecendo ou nem sabendo que a manutenção preventiva em computadores é bastante recomendada. Muitos dos problemas que os donos de...

Leia mais...