A maioria dos usuários Apple acabam esquecendo ou nem sabendo que a manutenção preventiva em computadores é bastante recomendada. Muitos dos problemas que os donos de computadores Apple tem, são ocasionados por falta de simples cuidados que poderiam ser evitados com uma simples limpeza interna. Ao longo dos meus 6 anos de experiência trabalhando principalmente com computadores Apple, percebi que muitos clientes acabavam tendo que investir altos valores em manutenção corretiva por conta de sujeira interna em seu computador.

Mas como assim a sujeira pode estragar meu computador? Muitos questionam isso.

A sujeira acumulada internamente, além de ser prejudicial para o sistema de resfriamento do equipamento, com o passar do tempo pode se associar a umidade e em contato com os componentes internos podem gerar pequenas oxidações. Essas oxidações por sua vez podem trazer sérios problemas para os computadores, principalmente em equipamentos de alta tecnologia e onde praticamente todos os recursos tecnológicos são desenvolvidos em praticamente uma única placa lógica. Principalmente os MacBooks Pro de 2016 em diante, no qual possuem a maioria de seus recursos todos integrados em uma única peça. O acúmulo de poeira excessiva associado a umidade ao longo do tempo, em contato com essa placa lógica, podem gerar problemas de reinicializações inesperadas até o completo não funcionamento do equipamento. Uma vez que essa oxidação atinja componentes ou trilhas fundamentais para o funcionamento do equipamento, de uma hora para outra seu equipamento poderá parar de funcionar e a sensação é de que ele parou “do nada” sem que você tivesse feito nada.

Por isso, é importante realizar uma manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano. Essa manutenção preventiva consiste na abertura do equipamento e na expulsão dessa poeira acumulada internamente, para evitar que ela fique úmida e consequentemente propiciando que os componentes oxidem ou até mesmo entrem em processo de corrosão. Abaixo poderão ser visualizadas algumas fotos de placas lógicas de computadores com pequenos pontos de oxidação, mas que já são o suficiente para trazer problemas para os equipamentos. Os pontos esverdeados são as evidências de que o material está sofrendo oxidação.

Como já mencionado, a frequência de limpeza interna é de pelo menos uma vez ao ano, mas isso não significa que possam haver casos de que esse tempo seja menor. Isso vai depender do ambiente de uso do equipamento. Provavelmente um engenheiro da construção civil terá que levar com uma maior frequência para limpeza, pois trabalha em um ambiente com bastante poeira, ao contrário de um médico em um ambiente de consultório, que é um ambiente mais limpo e consequentemente propicia o menor acúmulo de poeira interna.

Independentemente de qual seja o seu caso, é importante levar a primeira vez para a limpeza e assim o técnico poderá lhe aconselhar em quanto tempo retornar para uma nova limpeza. Outra questão importante é a troca da pasta térmica, que é um material que geralmente fica entre o dissipador de calor e a CPU* e/ou GPU**. Essa pasta térmica, geralmente é recomendada sua troca a cada três anos. Ela serve justamente para ajudar no resfriamento dos processadores, pois o aquecimento acima dos padrões pode trazer perda de rendimento e diminuir a vida útil de seu equipamento.

Não espere acontecer com você e ter que desembolsar em média entre R$ 2.500,00 a R$ 5.500,00 em uma troca de placa lógica por motivos de falta de manutenção preventiva. Uma simples limpeza interna pode evitar gastos desnecessários e evitando dores de cabeça de ter que ficar sem seu equipamento por um tempo e as vezes até sofrer com a perda de dados importantes.

Se você precisa de uma limpeza em seu computador agende uma consultoria técnica Apple com a iSetup para que você fique tranquilo.

*CPU – Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento. É o processador do seu computador.

**GPU – Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico. É a “placa de vídeo” do seu computador.

Share this post

Leia também

12 DE MARçO DE 2021

Sincronicidade entre dispositivos

Geralmente quem é usuário Apple acaba tendo mais de um produto. Se você é uma dessas pessoas, recomendo fortemente a leitura desse artigo. Algo muito legal nos dispositivos...

Leia mais...

12 DE MARçO DE 2021

Tenha sempre um backup

Nos dias atuais, é praticamente impossível conhecer alguém que não gere dados. Os dados são gerados a todo o momento. Sejam eles profissionais ou pessoais, muitos dados podem...

Leia mais...